Acontece na vida de todos nós:
queremos o melhor para os nossos,
mas nem sempre podemos dar o nosso melhor;
amamos e, às vezes, precisamos que alguém demonstre esse amor por nós.
Neste espaço vamos trocar ideias sobre cuidados especiais - com idosos, enfermos, recém nascidos,
pacientes pós cirúrgicos, pessoas com deficiência, pacientes terminais, portadores de demência,
grávidas de alto risco...
Pois cuidar do outro é, antes de tudo,
a arte de exercer carinho e boa vontade.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sinais de envelhecimento são interrompidos em laboratório

O ataque das rugas, da perda muscular e das cataratas tem sido retardado e até mesmo eliminado em ratos de laboratório, dizem pesquisadores  nos Estados Unidos.

Será possível, um dia, parar o processo de envelhecimento?

Isso foi feito por meio de “lavagem” de células envelhecidas que pararam de se subdividir. Essas células se acumulam naturalmente com o avanço da idade.
Os cientistas acreditam que seus achados poderiam eventualmente “ter realmente um impacto” no tratamento do envelhecimento. Especialistas dizem que os resultados são ‘fascinantes’, mas que é preciso ter cautela.
O estudo, publicado pela revista Nature, focou no que é conhecido como “células senescentes” - elas param de se dividir em novas células e tem um papel importante na prevenção do progresso de tumores.
Estas células são removidas pelo sistema imunológico, mas o número delas cresce com o tempo. Pesquisadores estimam que cerca de 10% das células são senescentes nas pessoas bem mais velhas.
Limpeza
Cientistas da Clínica Mayo, nos EUA, encontraram uma forma de eliminar todas as células senescentes em ratos geneticamente modificados. Os animais foram envelhecidos de forma mais rápida que o normal, e quando lhes foi admistrada uma droga, as células senescentes morreram.
Os pesquisadores observaram três sintomas de envelhecimento, durante a pesquisa: formação de catarata nos olhos; perda de tecido muscular; e perda de depósitos de gordura sob a pele, tornando-a flácida. Eles afirmaram que o aparecimento desses sintomas foi “dramaticamente retardado” nos animais tratados com a droga.
Quando a droga foi administrada após o envelhecimento dos ratos, houve melhora da função muscular.
Um dos pesquisadores, Dr. James Kirkland, disse: “Nunca vi nada parecido”.
Seu colega Dr. Jan van Deursen disse à BBC: “Estamos muito surpresos com esse efeito tão profundo. Eu penso que, de fato, isto é muito significante”.
O tratamento não tem efeito sobre a longevidade, mas isto pode ser devido ao tipo de rato geneticamente modificado utilizado.
Juventude eterna?
Esse estudo aumenta a tantalizante perspectiva de retardar os sinais do envelhecimento em humanos. No entanto, as células senescentes não podem ser simplesmente “lavadas” nos seres humanos.
Dr. Deursen disse: “Estou muito otimista que estes resultados possam realmente ser impactantes. Ninguém quer viver mais se a qualidade de vida é ruim”. Ele argumenta que pessoas jovens já limpam suas células senescentes. “Se você instruir o sistema imuno, dinamizando-o só um pouquinho para ter certeza de que as células senescentes serão removidas, apenas isso pode ser o suficiente”.
"Ou desenvolver uma droga que vise as células senescentes, devido à exclusiva proteína que essas células produzem”.
Dr. Jesus Gil, do Conselho de Pesquisas Médicas do Centro de Ciências Clínicas, disse que os achados precisam ser tomados com cautela. “É um estudo preliminar”. No entanto, “é um estudo fascinante que  sugere que se você se livrar das células senescentes você pode melhorar os fenótipos (traços físicos) associados com o envelhecimento e melhorar a qualidade de vida dos humanos idosos”.
Precisa de um cuidador ou cuidadora para o seu idoso(a)? Fale conosco: www.lifeangels.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre este assunto, ela é muito bem vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...