Acontece na vida de todos nós:
queremos o melhor para os nossos,
mas nem sempre podemos dar o nosso melhor;
amamos e, às vezes, precisamos que alguém demonstre esse amor por nós.
Neste espaço vamos trocar ideias sobre cuidados especiais - com idosos, enfermos, recém nascidos,
pacientes pós cirúrgicos, pessoas com deficiência, pacientes terminais, portadores de demência,
grávidas de alto risco...
Pois cuidar do outro é, antes de tudo,
a arte de exercer carinho e boa vontade.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cuidados para uma vida longa

Cuidados para uma vida longa

09222011
Atualizado em:02:44:39 PM GMT
Destaques:

Cuidados para uma vida longa


Não basta viver mais. É preciso ter também qualidade no dia a dia. Mas o Brasil ainda não está preparado para amparar a população da terceira idade. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) indicam que, no Brasil, existem 3.548 institutos, onde vivem 83.870 pessoas com idade superior a sessenta anos. Em dez anos, essa população cresceu 41%, e a que possui acima de oitenta anos, 61%. O levantamento foi divulgado no final de maio deste ano. - Newton Santos/Hype
Não basta viver mais. É preciso ter também qualidade no dia a dia. Mas o Brasil ainda não está preparado para amparar a população da terceira idade. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) indicam que, no Brasil, existem 3.548 institutos, onde vivem 83.870 pessoas com idade superior a sessenta anos. Em dez anos, essa população cresceu 41%, e a que possui acima de oitenta anos, 61%. O levantamento foi divulgado no final de maio deste ano.
A demanda abre espaço para a iniciativa privada. A Life Angels, agência que oferece cuidadores e auxiliares de enfermagem, nasceu exatamente da necessidade da proprietária, Claudia Mancini. Há um ano a mãe dela teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e Claudia precisou contratar uma cuidadora, por 24 horas. A executiva encontrou o serviço, mas ele foi prestado com muitas falhas. "A profissão não é regulamentada no País, mas a necessidade de bons e confiáveis cuidadores é fundamental para quem precisa do serviço. Empresas especializadas na seleção e treinamento de profissionais conquistam espaço no mercado", disse a empresária.
Segundo Claudia, a boa formação da equipe é essencial no ramo: "É muito comum as famílias contratarem pessoas que não são preparadas para cuidar de um idoso, por exemplo. Com isso, correm o risco de ficar na mão se o 'funcionário' faltar, e também de o familiar, que já tem um problema de saúde, sofrer maus-tratos", afirmou a empreendedora.
Tecnologia – Para dar segurança aos parentes que estão trabalhando, a Life Angels recorreu à tecnologia: a empresa instala uma câmera na casa, e a família pode ver as imagens da pessoa sendo cuidada, pela internet, a qualquer hora – até pelo celular. "Isso faz com que as pessoas possam levar o dia a dia com tranquilidade, sabendo que aquele que precisa de cuidados especiais está recebendo tratamento correto, e com carinho."
Outra empresa do setor, a Guardiões de Vidas, há quase dois anos no mercado, tem 41 clientes. Com o aquecimento do mercado, segundo o diretor proprietário da empresa, Magno Ben Hur Montanha, o número pode chegar a oitenta até dezembro deste ano.
Família – Atualmente, a Guardiões de Vidas possui 125 profissionais. A expectativa é de que o faturamento bruto cresça 60% em relação a 2010. "O idoso que sai de casa para tratar algum problema de saúde se sente 'despejado'. Por isso, pode até entrar em depressão. O melhor é que ele seja tratado junto à família, sempre que possível", disse Montanha. "Como o governo não tem estrutura para cuidar da população idosa, que chega a 1,7 milhão na Grande São Paulo, com idade acima de 65 anos, o serviço privado está crescendo."
Montanha disse que nos dois últimos anos, seis empresas foram abertas em São Paulo. Para se diferenciar, ele comprou uma ambulância e contratou um propagandista para divulgar o trabalho da Guardiões de Vidas. "O mais difícil é a qualificação profissional. Não é fácil tratar de um idoso com limitações, e que foi, durante toda a vida, independente. Muitos ficam revoltados. E os cuidadores têm que ser hábeis neste momento."
De acordo com a superintendente técnica do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Maria Angélica Azevedo Rosin, existem na cidade de São Paulo 138 instituições públicas que fazem atendimento domiciliar; no Estado, são 315. "As pessoas vivem mais e, daqui cinco ou dez anos, a situação ficará difícil. O mercado precisa de profissionais especializados em geriatria", afirmou Maria.
Se você precisa de um cuidador, ou de cuidadores, visite-nos: www.lifeangels.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre este assunto, ela é muito bem vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...