Acontece na vida de todos nós:
queremos o melhor para os nossos,
mas nem sempre podemos dar o nosso melhor;
amamos e, às vezes, precisamos que alguém demonstre esse amor por nós.
Neste espaço vamos trocar ideias sobre cuidados especiais - com idosos, enfermos, recém nascidos,
pacientes pós cirúrgicos, pessoas com deficiência, pacientes terminais, portadores de demência,
grávidas de alto risco...
Pois cuidar do outro é, antes de tudo,
a arte de exercer carinho e boa vontade.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ ENVELHECENDO MAIS RÁPIDO DO QUE A MÉDIA MUNDIAL

Conforme o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, divulgado quarta (30/09), o número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil deverá crescer mais rápido do que a média mundial. O relatório aponta que a quantidade de brasileiros idosos - com 60 anos ou mais - quase triplicará no País até 2050. Atualmente, cerca de 12,5% dos mais de 200 milhões de brasileiros está na terceira idade, mas esse percentual deve alcançar os 30% até a metade deste século. Com isso, haverá, no Brasil de 2050, 73 idosos para cada 100 crianças. 




         
No Brasil de 2050, haverá 73 idosos para cada 100 crianças / Foto: Ashley Melo/JC Imagem
                                                                             Foto: Ashley Melo/JC Imagem                                                                    
Já projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que até 2030 o número de pessoas com mais de 65 anos saltará dos atuais 16 milhões para quase 30 milhões de indivíduos. O aumento pode passar despercebido caso seja levado em consideração apenas o tradicional aumento populacional. No entanto, as estatísticas revelam que se hoje 7,9% da população é idosa, daqui a 15 anos essa proporção cresce para os 13,44%, ou seja, quase dobra.

O geriatra Lucas Andrade, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seccional Pernambuco, explica que diversos fatores, inclusive regionais, causam impactos no envelhecimento humano. Ele alerta que há diversas regiões nos País, como as mais frias ou aquelas que exigem mais esforço por parte dos moradores - áreas de difícil acesso - que concentram os indivíduos que vivem mais, pois eles têm um estilo de vida mais ativo e saudável. 

Segundo ele, qualquer pessoa, de qualquer idade, pode e deve buscar envelhecer de maneira consciente. “É preciso ter uma alimentação saudável, realizar atividades físicas, evitar vícios como tabagismo, etilismo, e muitas outras situações. Se você hoje tem um estilo de vida diferente do ‘ideal’, não quer dizer que te impeça de repensar suas atitudes e passar a ter um estilo de vida mais saudável. Nunca é tarde para correr atrás desse prejuízo”, explicou o especialista.
        
Praticar exercícios físicos é a uma das saídas para envelhecer com saúde
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
                                                                       

"Notícias Brasil, publicado no Jornal Uol em 1/10/2015" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre este assunto, ela é muito bem vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...