Acontece na vida de todos nós:
queremos o melhor para os nossos,
mas nem sempre podemos dar o nosso melhor;
amamos e, às vezes, precisamos que alguém demonstre esse amor por nós.
Neste espaço vamos trocar ideias sobre cuidados especiais - com idosos, enfermos, recém nascidos,
pacientes pós cirúrgicos, pessoas com deficiência, pacientes terminais, portadores de demência,
grávidas de alto risco...
Pois cuidar do outro é, antes de tudo,
a arte de exercer carinho e boa vontade.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Doença de Alzheimer pode ser contagiosa

Nova pesquisa aumenta a apavorante possibilidade de que a DA poderia ser transmitida de forma semelhante às doenças causadas por 'prions' - como a Doença de Creutzfeldt-Jacob, 
mais conhecida com a doença da vaca louca.

O estudo foi realizado por pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, EUA. "O mecanismo subjacente da Doença de Alzheimer é muito similar ao das doenças provocadas por prions", diz o professor de Neurologia, Claudio Soto. "Envolve uma proteína normal que se disforma e que pode se propagar, transformando boas em más proteínas. As más proteínas acumuladas no cérebro formam depósitos de placas que, acredita-se, "matam" neurônios na DA".

Alzheimer é uma forma progressiva de demência que afeta a memória, o pensamento e o comportamento. Cerca de 5,4 milhões de indivíduos estão afetados pela DA nos EUA. É a sexta maior causa de morte no país, de acordo com a Associação de Alzheimer americana.

A equipe de cientistas injetou tecido cerebral de paciente de Alzheimer em ratos de laboratório e comparou os resultados entre o grupo de ratos injetados e o grupo controle, que recebeu injeção de tecido cerebral sem a doença.

Nenhum dos ratos do grupo controle apresentou sinal da Doença de Alzheimer, enquanto TODOS aqueles injetados com extrato de cérebro com a DA desenvolveram placas e outras alterações cerebrais típicas da doença.

"Os ratos desenvolveram Alzheimer durante o tempo da pesquisa , disseminando para outras partes do cérebro. Agora estamos trabalhando para saber se a transmissão da doença pode acontecer na vida real sob vias mais naturais de exposição", disse o Prof. Soto.

O estudo foi publicado na revista Molecular Psychiatry, em 04/10/2011.

Alzheimer’s disease transmission may be similar to infectious prion diseases - UTHealth Newsroom

Se você precisa de um cuidador, ou de cuidadores, visite-nos: www.lifeangels.com.br

Um comentário:

  1. Creio que esse estudo tenha fundamento sim! Na prática tenho relatos de vários casais onde um deles inicia com o processo de Alzheimer e pela convivencia, o outro desenvolve também.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre este assunto, ela é muito bem vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...