Acontece na vida de todos nós:
queremos o melhor para os nossos,
mas nem sempre podemos dar o nosso melhor;
amamos e, às vezes, precisamos que alguém demonstre esse amor por nós.
Neste espaço vamos trocar ideias sobre cuidados especiais - com idosos, enfermos, recém nascidos,
pacientes pós cirúrgicos, pessoas com deficiência, pacientes terminais, portadores de demência,
grávidas de alto risco...
Pois cuidar do outro é, antes de tudo,
a arte de exercer carinho e boa vontade.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

JIN SHIN JYUTSU




 A fisio-filosofia Jin Shin Jyutsu é uma antiga arte de harmonização da energia do corpo, por meio de toques com as mãos em 26 locais do corpo que concentram a energia vital. Nascida da sabedoria intuitiva e passada por tradição oral, de geração a geração, a arte estava em relativa obscuridade quando foi intensamente revivida no início dos anos 1900, pelo mestre Jiro Murai, no Japão. Desde 1990, o Jin Shin Jyutsu vem sendo divulgado no Brasil e cresce o número de adeptos.

De acordo com os seus praticantes, o Jin Shin traz bem estar, vitalidade, dissolve o stress e ajuda na regeneração do corpo e na expansão da consciência. A técnica atua nas causas sutis dos problemas de saúde e pode ser usada com segurança como complemento de qualquer terapia. Na sinopse do tratado escrito por Alice Burmeister (discípula de Murai), sobre Jin Shin Jyutsu, publicado neste site http://www.scribd.com/doc/6716298/Jin-Shin-Jyutsu-Tratado, encontram-se exercícios para enfermidades específicas e para o bem estar geral.

Uma das técnicas de  Jin Shin Jyutsu é aplicada nos dedos das mãos, um tipo "pronto-socorro: os praticantes a chamam de "rapidinho". A mão direita representa o "aqui agora" e a mão esquerda o "passado". É possível aplicar a técnica em qualquer lugar que seja possível pegar os dedos e esperar pulsar. Você pode usar em si mesmo ou aplicar a técnica em alguém.

Comece pela mão esquerda. A intensidade do toque é firme e delicada. Imagine que você está segurando um passarinho. Não aperte. Depois que começar a pulsar, espere uns 3 minutos e então mude de dedo.

Memorize cada dedo e os órgãos a que eles se relacionam, pois é importante ter consciência da movimentação da energia no corpo, onde você está estimulando a passagem da energia. Segundo a fisio-filosofia Jin Shin Jyutsu, doenças são o resultado do fluxo irregular da energia no corpo.

Envolva, suavemente, com uma mão, o dedo correspondente da mão oposta, por alguns minutos.
Dedo polegar 

Melhora a digestão de alimentos, idéias, pensamentos e emoções;
ajuda a dormir melhor e nos torna receptivos ao toque e carinho. 

Preocupações e ‘ruminações mentais’ desaparecem. 
Ajuda estômago, baço e pâncreas
Bloqueia uma dor de cabeça que está começando. 


 Dedo indicador 

Traz coragem, fortalece o desejo de viver, harmoniza a circulação dos
fluidos corporais e o sistema muscular. 

Dissolve o medo e as inseguranças. 
Ajuda rim e bexiga. Evita uma dor nas costas que está iniciando. 
 
Dedo médio 

Expande o sentimento de compaixão, a lucidez mental, a criatividade; 
regula a harmonia interior do corpo. 
Elimina a raiva, frustrações e irritabilidade. 
Ajuda fígado e vesícula biliar
Melhora a visão e revitaliza a fadiga geral.
Dedo anular 

Promove a alegria, a esperança, o soltar do passado e o se abrir ao novo;
dá vitalidade e energia ao corpo. 

Afasta a tristeza, negatividade e o pesar. 
Ajuda os pulmões e o intestino grosso
Harmoniza a respiração e desconforto no ouvido.

Dedo mínimo 

Conecta com a intuição, aumenta a auto-estima, harmoniza o sistema esquelético. 
Termina com pretensão, julgamentos, comparações e esforço. 
Ajuda coração e intestino delgado
Evita uma dor de garganta que está iniciando.

Centro da palma da mão 

Traz sensação de paz profunda e de unidade com o universo. 
Dissolve o desânimo. 
Ajuda diafragma e fluxo do umbigo. 
Harmoniza corpo, mente e espírito mutuamente e com o universo. 


 Se gostou desta técnica, vai encontrar mais informações na Jin Shin Jyutsu Brasil. A entidade oferece cursos e seminários sobre o assunto.

Visite nosso site: www.lifeangels.com.br


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Depressão nos idosos: fatores de risco


Conhecer os fatores de risco da depressão em idosos é o ponto de partida para saber se a pessoa idosa precisa de ajuda emocional. O artigo da especialista Elena Lorente explica as características que se associam aos estados de depressão na terceira idade.

As pessoas idosas  têm que enfrentar muitas mudanças em sua vida: luto pelo falecimento de parentes e amigos, doenças, estar cada vez mais dependente, perder a memória e outras capacidades cognitivas, além de outros fatos que o afetem de forma indireta, como o divórcio dos filhos.
1. Às vezes custa muito enfrentar essas mudanças. É quando a pessoa pode apresentar um estado de ânimo triste que não se resolve e daí deriva uma depressão do tipo reativo. Assim, surgiria a depressão nos últimos anos de vida, mas também a pessoa que sofreu crises de depressão anteriormente é bem provável recair no momento que lhe sucedam situações como essas ou similares. Diversos casos de depressão se redimem parcialmente, parecem que estão recuperados, mas na realidade não estão, pois recaem quando um fato adverso acontece.
2. O enfrentamento de situações de vida tem a ver com fatores de personalidade e comportamento, como a baixa auto estima e o pessimismo, assim como a baixa tolerância e a frustração. O excesso de perfeccionismo e a necessidade de controlar tudo levam a que a pessoa se frustre se algo não acontece segundo o esperado e desejado, e essa frustração se acompanha de um estado de ânimo com tendência à tristeza. Se essa é uma forma de pensamento habitual da pessoa, haverá fatores da personalidade que predispõe ao padecimento da depressão do tipo reativo.
3. Uma situação de risco que aparece frequentemente nos idosos é o passar a residir numa ‘casa de repouso’, quando a pessoa não é suficientemente independente para viver em sua própria casa, seja por deterioração cognitiva, física ou funcional. É uma fonte de stress e insatisfação bastante compreensível, já que todos queremos estar em nossa própria casa. Sem dúvida, ter que aceitar as primeiras limitações, perceber que a cada dia está menos ágil, mais esquecido, confuso, e além disso ter que enfrentar uma nova casa, estranha, produz frequentemente depressões do tipo reativo. Por isso, muitos idosos que não querem essa situação e consideram que viver numa casa de repouso é uma forma de abandono, têm uma grande probabilidade de desenvolver depressão, aliada ao fato de que muitos deles se mostram mais tristes diante da família para conseguir que os levem de volta a sua casa, pois não se sentem bem ali e não estão adaptados. Esta não aceitação e o baixo estado de ânimo dificultam a adaptação à casa de repouso.
 4. É comum, também, encontrar nas casas de repouso idosos de idades bastante avançadas que têm uma dependência física leve ou moderada, mas que cognitivamente se encontram bem e que apresentam um estado de ânimo mais triste. Os idosos desta geração não estavam conscientes de que iriam sobreviver tantos anos, considerando que seus pais faleceram em idades menores. Ao dar-se conta de que os dias passam, sua vida é monótona, não se encontram mal de saúde, mas tampouco completamente bem, se sentem cansados de viver tantos anos. Nesses casos é frequente que se manifestem ideias e desejos de morte, pois já não querem seguir vivendo por que são muito idosos e para levar esse tipo de vida que não é inativa mas também não é ativa, tudo isso leva ao desenvolvimento de uma depressão.
5. Um dos fatores de risco mais ligados à depressão é a solidão e o isolamento. Se a pessoa sente que não tem pessoas de confiança que possam responder por ela, não sabe a quem pedir ajuda se tiver um problema, ou se sente desinformada sobre o que pode acontecer na sua vida cotidiana, e como resolver – a essa condição diz-se que tem baixo apoio social percebido. Se a pessoa idosa nunca sai de casa, não se relaciona com a vizinhança, sua família está longe, etc...seu apoio social se vê diminuído, e é provável que a pessoa se sinta só e isolada e assim desenvolva depressão.
6. Entre todos esses fatores de risco de sofrer depressão, é preciso considerar que o estado de ânimo negativo pode aumentar progressivamente. A depressão também pode ser secundária a outros problemas crônicos de saúde, como o hipotiroidismo, a dor crônica, doenças neurológicas, e mesmo pessoas que sofrem de anemia manifestam mais tristeza.

Se conhecemos esses fatores e os identificamos na pessoa idosa, estaremos mais alertas diante da possibilidade de depressão. Assim poderemos realizar uma ação preventiva e minimizar os riscos.

Escrito por: Elena Lorente http://www.vedasabiduria.com/

Visite nosso site: www.lifeangels.com.br


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Como baixar o risco de Alzheimer


A doença de Alzheimer é a mais comum forma de demência – cerca de 50 a 80 por cento dos casos. Pesquisadores estão próximos de encontrar a cura, mas prevenir ainda é a melhor medicina. O Dr. Manny Alvarez, editor chefe de saúde da Fox News.com, afirma que há algumas coisas que você pode fazer para prevenir o desenvolvimento de Alzheimer:


·         Coloque canela na sua dieta – o consumo de uma colher de chá ao dia dessa especiaria é capaz de bloquear a produção de proteínas no cérebro que contribuem para o advento de Alzheimer.
·         Beba suco de maçã – ajuda na produção de compostos químicos no cérebro associados ao aprendizado, memória, humor e movimento dos músculos.
·         Tome café – atua como um anti-inflamatório que pode bloquear a produção de placas de colesterol no cérebro. Um largo estudo epidemiológico mostrou que homens e mulheres que beberam de três a cinco xícaras de café ao dia reduziram suas chances de demência em 65%.
·         Socialize mais – estudos demonstram que uma vida social agitada pode melhorar suas habilidades cognitivas.
·         Proteja sua visão – seus olhos são um bom indicador de como o seu cérebro está funcionando. Preservar sua visão pode realmente diminuir o risco de demência em 63%.
·         Medite – vai ajudar no controle da pressão, reduz o stress e aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que faz com que os pesquisadores acreditem que nos ajuda a preservar a acuidade mental durante o envelhecimento.
·         Faça uma dieta mediterrânea – uma dieta rica em folhas verdes, peixes, frutas, castanhas e um pouco de vinho tinto pode cortar o seu risco de desenvolver demência pela metade, pois é um banho de antioxidantes que protegem o cérebro.


Visite nosso site: www.lifeangels.com.br

Será que meu idoso/idosa precisa de um cuidador/cuidadora?


Os sinais vão aparecendo devagarinho, um hoje, outro amanhã. Às vezes, tão devagar que nem percebemos o quadro total - não juntamos o quebra-cabeça. Nós da Life Angels desenvolvemos este check list para ajudá-lo(a) a avaliar melhor a condição do seu idoso (a) e saber se é a hora de pensar na contratação de um cuidador ou cuidadora profissional. Na nossa opinião, apenas um SIM às perguntas abaixo justificaria ponderar seriamente sobre a necessidade de cuidados especializados.

  • Houve recentemente alguma crise emocional ou física?
  • Os banhos estão menos frequentes, ou não ocorrem?
  • Os medicamentos estão sobrando ou acabando rapidamente?
  • O paciente precisa de auxílio para caminhar?
  • A memória está falhando?
  • Houve quedas recentemente?
  • Problemas para dormir?
  • Perda acentuada de peso?
  • Desinteresse por alimentar-se?
  • A visão ou audição estão prejudicando as tarefas rotineiras?
  • Se fumante, há sinais de queimaduras?
  • Usa a mesma roupa dia após dia?
  • Há menos participação nas conversas?
  • Há sinais de panelas queimadas no fogão?
  • A limpeza de rotina da casa está sendo negligenciada?
  • As atividades sociais diminuíram ou pararam?
  • Consegue fazer compras sozinho?
  • Há marcas de queimado nos panos de prato ou luvas da cozinha?
  • Há falha em te reconhecer ou lembrar seu nome?
  • Há alguma marca no corpo ou pele que indique que possa ter sofrido alguma queda?
  • Há sinais de confusão como não saber a data de hoje, onde está ou qual a estação do ano?
  • Usa a roupa de dormir durante o dia?
  • Está usando roupas sujas ou com manchas de comida.

Se você precisa de uma orientação faça uma visita ao nosso site www.lifeangels.com.br

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Anticorpos podem neutralizar Alzheimer


Um simples processo pode fazer anticorpos que neutralizam as nocivas partículas de proteínas que levam à doença de Alzheimer, sugerem pesquisadores americanos.

Anticorpos são largas proteínas produzidas pelo sistema imunológico para combater infecções e doenças. São compostos de proteína em forma de um Y grande, cobertos com pequenos nós de peptídeos que se ligam aos invasores nocivos ao organismo, tais como vírus e bactérias.

“Uma vez que o anticorpo esteja ligado ao seu alvo, o sistema imunológico envia células para destruir o invasor e encontrar o anticorpo certo que determina a diferença entre a morte e a cura”,diz Peter Tessier, professor assistente do Rensselaer Polytechnic Institute, em Troy, NY.

Só uma combinação muito específica dos nós de anticorpos pode se ligar e neutralizar cada alvo, e com bilhões de diferentes arranjos e sequências dessas partículas de proteínas parece impossível prever quais delas se ligarão às moléculas-alvo específicas, disse Tessier. Em sua pesquisa, ele usa as mesmas interações moleculares de proteínas que causam a doença de Alzheimer, fazendo com que se ajuntem formando partículas tóxicas – uma característica da doença.
“Estamos realmente explorando as mesmas interações de proteínas que causam a doença no cérebro para mediar a ligação de anticorpos para as partículas tóxicas de proteína que causam o Alzheimer”, disse Tessier.

Os anticorpos da doença de Alzheimer desenvolvidos por Tessier e equipe só se agarraram às proteínas nocivas e não àquelas inofensivas, monômeros de peptídeo único, que não estão associadas com a doença.

“Em longo prazo, esses achados poderão ajudar a desenvolver novas drogas de combate à doença de Alzheimer”, disse Tessier.

O estudo foi publicado na revista científica ‘Proceedings of the National Academy of Sciences.


Conheça nossos planos de trabalho: www.lifeangels.com.br

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


Reflexões sobre o abuso ao idoso

Entre as causas mais comuns de maltrato e negligência no cuidado com a pessoa idosa dependente está a falta de tempo do familiar e o que se pode chamar de “Síndrome do Queimado” com o cuidador principal.

Muitos idosos sofrem abusos e isso nos mostra que a violência no ser humano não discrimina as diferentes fases da vida. Muitas vezes, diante da necessidade de prover nossa família não sobra tempo para cuidar de nossos pais ou avós, como gostaríamos, porém acontece a tendência de confundir falta de tempo com negligência e abandono, e inclusive maltratos.

O abuso tem muitas formas, não apenas o maltrato físico ou psicológico, há também o abuso econômico  e a repressão da sexualidade do idoso. Estes aspectos também precisam ser considerados como forma de maltratos e normalmente essas situações acontecem de forma combinada.

Todos os tipos de maltrato, como mencionamos, podem acontecer de forma consciente ou inconsciente, uma vez que muitas famílias ou cuidadores não estão preparados para cuidar da pessoa idosa. A sobrecarga de trabalho em centros residenciais, devido ao excesso de tarefas podem ser uma causa comum que gera uma sequência de maltratos que às vezes passa despercebida, como uma violência subjetiva.

As pessoas idosas que normalmente sofrem maltratos estão na faixa dos 70 a 75 anos de idade e tem algum tipo de dependência. Na grande maioria, essa dependência se deve a problemas de saúde relacionados à idade, o que obriga o cuidador a estar o dia todo ligado a eles. Esse trabalho, agregado às outras atividades do cuidador, o cansaço e o estresse, fazem o quadro que podemos chamar de “Síndrome do Queimado”, que se pode traduzir numa pessoa esgotada, cansada e desiludida, que já perdeu sua capacidade de entrega, vocação ou ainda o sentido de responsabilidade na sua vida cotidiana. A relação entre pessoa cuidada e cuidador se deteriora a um ponto insustentável. É quando surge o abuso.

As necessidades primárias são parte dos cuidados de uma pessoa idosa (alimentação, higiene, vestuário...), mas não são as únicas. Às vezes o trabalho dos cuidadores centra-se apenas nessas necessidades, esquecendo de outras que tem a haver com a ‘completude emocional’, onde encontramos outras maneiras de cuidar que são: a escuta ativa, interessada; o afeto; o fomentar um senso crítico por meio da sociabilidade, a motivação para a participação em todos os aspectos da vida, mostrando ao idoso que ele é uma peça atuante da sociedade. Quem cuida desse coração que uma vez se entregou a seus filhos, que agora desfrutam do que lhes foi dado?

O agressor (a) raras vezes reconhece sua culpa, geralmente atribui a responsabilidade do maltrato à própria vítima, aproveitando-se muitas vezes da fragilidade defensiva e do estado de deterioração cognitiva em que se encontram muitos idosos – uma justificativa perfeita para a pessoa que agride.

Por outro lado, os idosos muitas vezes não são conscientes da situação de maltrato que estão vivendo. Estatísticas demonstram que oito em cada dez idosos consideram satisfatórias as relações que tem com seus familiares. Devido a laços emocionais, o idoso é incapaz de ser objetivo quanto ao tratamento que recebe de seu cuidador familiar. A sensação de fragilidade que sentem provoca medos que facilitam a predisposição a serem vítimas, favorecendo o terreno para que germinem os processos de violência. Segundo a Secretária de Segurança (Espanha), 90% dos casos de idosos vítimas de maus tratos não são denunciados, devido aos laços emocionais e dependências econômicas em relação a quem os maltrata. Os especialistas calculam que 5% dos idosos, na Espanha, são maltratados por pessoas no seu entorno mais íntimo. As denúncias aumentaram de forma importante nos últimos anos. De 1997 a 2000, os delitos cresceram 71,28% . E isto é só parte da realidade, pois muitos idosos maltratados não se atrevem a denunciar.

Muitos dos idosos estão vivendo longe de seus lares. Idosos que são cuidados por pessoas que são pagas para fazê-lo. Cuidadores profissionais que tem vocação para cuidar, mas há os que não tem esse dom. A contratação desses profissionais deve ser rigorosa, baseada em atitudes pessoais e não somente nos conhecimentos técnicos adquiridos. Não é só uma questão de ser produtivo, uma vez que não falamos de um trabalho realizado como mercadoria, numa linha de produção industrial, falamos do trato com pessoas, evidentemente uma tarefa muito mais profunda para a qual o empregado deve apresentar uma capacidade assertiva e de empatia elevada, que o faça ser capaz de prover todas as necessidades do usuário com quem estabelecerá uma relação de apoio e ajuda.

Muitas vezes,  os idosos abandonam o calor de seus lares, rodeados de suas coisas e suas rotinas, de suas velhas cadeiras, de seu gato, de seu passarinho e de seus vizinhos, situação tremendamente difícil para qualquer pessoa, tentando se adaptar a outro lugar, a outras regras, em lugares novos com pessoas diferentes. Se acrescentamos a essa situação a frieza, a incompreensão, a não escuta, a ausência de afeto e a visita que ‘nunca chega’...é suficiente para falar de maltrato.

Os familiares que decidem internar seu idoso (a) em um centro residencial (casa de repouso, asilo) não podem esquecer dele (a), as visitas são fundamentais. A visita gera ilusão, sentimentos de reconhecimento, de carinho, que nenhum profissional, por melhor que seja no realizar o seu trabalho, possa suprir. As visitas de entes queridos são a melhor vitamina para fortalecer o coração dos nossos idosos, a melhor defesa para evitar o isolamento, a negligência...a depressão.

Campanhas de sensibilização pretendem conscientizar a população, buscando influenciar positivamente a sociedade contra o maltrato aos idosos. Essas campanhas são um instrumento para prevenir e provocar a reflexão contra o maltrato, mas o passo mais importante desse movimento de sensibilização deve ser dado no âmbito das primeiras instâncias socializadoras: família e escolas. Na família, deve se implantar uma atitude de respeito ao idoso, como fonte de história, de vida, de experiência e sabedoria...retomando um estilo de educação que está sendo perdido, no qual a figura do idoso no contexto do lar era valorizada e respeitada. Na escola, deveriam ser realizadas mais atividades intergeracionais, não somente visitas a casas de repouso, mas projetos centrados na transmissão de sabedoria e conhecimentos, nos quais a criança comprovaria o quanto sabe seu avô, recuperando costumes e tradições enriquecedoras para as novas gerações e reconhecimento do valor dos idosos – o que lhes garantiria um ótimo nível de auto estima.

Resumindo, a intervenção social sobre este tema tão difícil deve centrar-se sobretudo na educação. Muitas instâncias socializadoras como a televisão lançam uma mensagem centrada na publicidade onde o “novo” é o que vale. Parece que o idoso é alguém que não pode escolher, o que é uma publicidade enganosa e irreal. Podemos falar de uma violência sutil, o ser humano se deixa degradar sem dar-se conta, esquecendo que tem direito a viver uma realidade tal qual como será quando seremos idosos. A sociedade necessita reciclar seus valores, a escala dos mesmos parece centrar-se no superficial e em tudo aquilo que pode se pode comprar ou vender.  A essência da pessoa passa inadvertidamente – ‘quanto você tem, quanto você vale’. A produtividade em divisas é o que nos preocupa, o idoso deixa de aportar esse tipo de riqueza que se traduz em benefícios quantitativos, portanto graças a esse tipo de atuações publicitárias a imagem da pessoa idosa é rechaçada, de forma consciente ou inconsciente, por uma grande  maioria da sociedade atual. Lembremos que foram nossos idosos que escreveram a história da qual somos, agora, os principais protagonistas, que foram eles/elas que fizeram mover o mundo, mas sobretudo, não esqueçamos que foram, são e serão pessoas que agora poderiam necessitar de você. E também não esqueça que amanhã você será idoso.

O maltrato é uma realidade demasiadamente oculta, que como ser humano temos o direito e o dever de denunciar. Calar significa seguir alimentando uma violência que rompe todos os demais direitos do ser humano.

Escrito por:
Mar Rey
Especialista em integração social 

Conheça nossos planos de trabalho: www.lifeangels.com.br

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Procura por cuidadores de idosos aumenta no fim do ano


Segundo associação, a procura é maior para plantões de Natal e Ano Novo. 
Você deixaria um idoso sob os cuidados de outra pessoa?


Danielle Nordi, iG São Paulo | 15/12/2011 07:02

E você, deixaria um familiar idoso sob
cuidados de um desconhecido? 
Milhares de pessoas aproveitam as festas de final de ano para viajar e recarregar as energias para o novo ano que terão pela frente. Para algumas famílias, no entanto, essa decisão envolve muito planejamento e até mesmo frustrações.


“Se um sai, o outro precisa ficar. Quando meu sogro era mais saudável, podíamos reunir a família e ir para a praia. No ano-novo íamos todos. Agora ninguém vai. Queremos passar as festas juntos e precisamos ficar para cuidar do meu sogro. Confesso que é difícil, mas ficamos porque ele é nossa família”, explica a dona de casa Alice Assumpção dos Santos, 61.


Muita gente que se encontra em situação parecida com a de Alice recorre às empresas especializadas em cuidadores de idosos. Lá elas encontram a opção de contratar alguém que ficará encarregado de todos os cuidados que o idoso exige. A médica veterinária Renata Costa, 28, conta com o auxílio de cuidadores profissionais há seis meses para cuidar de seu avô. Neste fim de ano a família vai viajar e por decisão do próprio avô ele deve ficar. O idoso de 84 anos e seus cuidadores passarão o ano-novo juntos. “Queríamos levá-lo junto conosco, mas ele bateu o pé e não quer ir. As cuidadoras dele são ótimas e temos muita confiança nelas.”


“O mais comum é que os idosos e os cuidadores permaneçam em casa enquanto o restante da família pode ir viajar. Isso acontece porque os idosos acabam, muitas vezes, apresentando dificuldades de locomoção. Mas também existem casos em que o cuidador vai com a família viajar e todos passam as festas juntos”, conta Cláudia Mancini, diretora da Life Angels, empresa especializada em recrutar cuidadores. A procura chega a ser 30% maior no fim do ano, segundo Cláudia.


“As famílias passam o ano improvisando com a ajuda de conhecidos ou revezando entre eles os cuidados com o idoso, mas até mesmo empregados pedem férias no fim do ano”, afirma a diretora da Life Angels. 
O presidente da Associação dos Cuidadores de Idosos de Minas Gerais (ACI-MG), Jorge Roberto Afonso de Souza Silva, explica que o aumento se dá principalmente na contratação de plantonistas para o período que vai da véspera do Natal até o ano-novo.


“A demanda por temporários é maior no fim do ano. É um período de muitos compromissos e a ajuda dos cuidadores se faz bastante necessária.” Jorge faz questão de ressaltar que o cuidador apenas auxilia a família. “A função é de ajudar, dar suporte. O cuidador não deve nem de longe ser visto como uma substituição à família. Quando isso acontece, algo está errado de fato.”


Cláudia Mancini explica que é comum existir um conflito interno em alguns clientes que se sentem culpados por precisar da ajuda de um desconhecido para cuidar do familiar, mas ela argumenta que em alguns casos ter um profissional nessa função pode ser uma maneira de conseguir uma convivência de mais qualidade na família.
É exatamente esse o problema da rotina da pesquisadora e publicitária Beth Castillho, 40. Ela e os pais cuidam da avó há mais de uma década. Faz um ano que a situação ficou mais complicada. “Não podemos deixá-la sozinha nem por um minuto. A relação familiar sofre muito com o desgaste. A qualidade da convivência não é a mesma.”


Ela conta que nas férias consegue dar um descanso para os pais assumindo os cuidados com a avó para que eles possam viajar. “Sempre alguém tem que ficar. Eu não me importo e acho necessário que meus pais saiam e se distraiam um pouco. Passo o ano-novo com minha avó há nove anos porque quero. Foi uma opção minha”, conta.


Eleger um membro da família para ser o cuidador oficial não é unanimidade. Mesmo com a situação muito bem resolvida e sem peso na consciência, inclusive para conseguir deixar o avô em casa e ir viajar sem preocupações, Renata confessa que passou pela cabeça de seus pais alguém da família cuidar pessoalmente de seu avô. Possibilidade que logo foi descarta por ser inviável financeiramente. “Todos temos que trabalhar ou estudar. O mais importante foi que o meu avô entendeu que era uma necessidade e que seria bom para ele.”
Aos que não entendiam a decisão da família, Renata explicava a situação e as razões que os fizeram decidir pelos cuidadores. “Já sofremos críticas de pessoas dizendo que precisávamos cuidar pessoalmente dele. Mas eu levei numa boa.”


fonte: http://delas.ig.com.br/comportamento/procura-por-cuidadores-de-idosos-aumenta-no-fim-do-ano-opine/n1597410292188.html

Conheça nossos planos de trabalho para as festas de fim de ano: www.lifeangels.com.br


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Recomendações alimentares para os idosos no Natal


 A alimentação na terceira idade é um aspecto fundamental. As festas de fim de ano vêm acompanhadas de alguns excessos gastronômicos, assim é importante não colocar em risco a saúde.

O crescimento da população de idosos se deve em parte aos avanços tecnológicos que elevam a esperança de vida e a diminuição da natalidade; mas há que se ter em conta também outros fatores como uma melhor alimentação. Um estado nutricional alterado constitui um fator de risco, que se associa a numerosas doenças crônicas e piora o prognóstico nas patologias agudas.
 Uma nutrição correta é primordial para manter um estado de saúde ótimo em qualquer etapa da vida. A alimentação dos idosos tem características especiais do ponto de vista nutricional, devido às mudanças produzidas pelo processo de envelhecimento.
 Uma dessas mudanças é a diminuição do sentido de gosto e de olfato, fazendo com que menos sabores sejam diferenciados. Outra mudança é a produção menor de ácido gástrico, com o que o esvaziamento intestinal sofre um atraso e a mobilidade dos intestinos fica diminuída. A boca sofre modificações com a idade, perdem-se dentes e, se caso as próteses dentárias não se ajustarem adequadamente, os idosos têm problemas com a mastigação, deglutição e digestão dos alimentos.
 Nessa etapa da vida, a nutrição de nossos anciãos deve ser equilibrada, variada e apetitosa sob o ponto de vista gastronômico. A comida deve ser fácil de preparar, deve estimular o apetite, ser bem apresentada, apetitosa e de fácil mastigação e deglutição. Se nos reportarmos às últimas estatísticas do Ministério da Saúde espanhol, mais da metade das pessoas acima dos 60 anos apresentam problemas de sobrepeso ou obesidade (62,9% são mulheres). Esse é um fator de risco que deve ser muito bem controlado, pois predispõe a enfermidades como hipertensão, diabetes, osteoporose, problemas cardiovasculares e outros.
 Existem alguns objetivos básicos que devem ser contemplados na alimentação para idosos:
 •   É preciso consumir proteínas para manter um estado imunitário aceitável e reduzir a susceptibilidade a infecções.
•   Prevenir a desidratação. Com a idade diminui a sensação de sede e os rins perdem a capacidade de concentrar urina. O consumo diário de água deve ser um litro e meio, quantidade que deve ser aumentada se o idoso apresenta processos febris, toma diuréticos ou se expõe a ambientes muito quentes.
 •   Consumo de cálcio na dieta, para a manutenção da massa esquelética e para sustentar uma atividade física adequada.
•   Consumo de fibras para combater a prisão de ventre. É conveniente a presença de frutas, legumes, pão e frutas secas na dieta.
A alimentação da pessoa idosa requer as mesmas exigências de qualidade de uma pessoa adulta jovem, com as adaptações quantitativas consequentes, determinadas pelas mudanças corporais.
Quando chegam as celebrações importantes como o Natal, em que a família se reúne para festejar, é necessário ter em conta que as necessidades nutricionais e energéticas variam com a idade, o que não muda é a necessidade de comer com prazer. É preciso adaptar a ingesta à nossa capacidade. Seguem algumas recomendações básicas com relação a essas festas tão gastronômicas:
 •    Não abusemos das quantidades de comida. A digestão fica pesada. Todos somos humanos e é fácil cair na tentação; se nesse dia especial comemos demais, no dia seguinte devemos procurar comer de forma saudável e leve para não agravar a situação.
•    Devemos mastigar bem os alimentos. Não abusar de carnes e gorduras e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.
•    Se aparecerem problemas gástricos,  podemos recorrer a medicamentos  antiácidos.
•    Outra doença típica dessas celebrações são as diarréias: aparecem devido às mudanças bruscas na alimentação. Recorremos nesse caso a remédios antidiarréicos,  a reposição dos líquidos perdidos e a alimentos que ajudam a cortar a duração do processo diarréico como maçãs, bananas e cenouras. Evitar os laticínios.
 Como se vê, são conselhos de fácil aplicação. O mais importante dessas festas é o reencontro com toda a família.
Escrito por:
Francisca Bernal
Enfermeira do Hospital de Bellvitge, Espanha


Conheça nossos planos de trabalho: www.lifeangels.com.br

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Como a Life Angels monitora os serviços do cuidador de idosos

Claudia Mancini explica como funciona o formulário de controle diário das atividades do cuidador e do paciente, uma exclusividade dos clientes da Life Angels. Nesse formulário, as cuidadoras anotam todos os detalhes da rotina de cuidados.
A pressão, medida pelo menos três vezes por dia, a que horas e o que comeu, se sentiu alguma indisposição, como foi o passeio, além de quaisquer ocorrências fora da rotina.
O histórico de atividades resultante é útil para a família e para o médico assistente.


Consulte nossos planos de trabalho: www.lifeangels.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...